Dra. Bruna Kelly | Cirurgiã Dentista . CRO RJ 34.542

Ortodontia Consultório BK

Qual a idade ideal para a avaliação ortodôntica?

A primeira avaliação ortodôntica da criança deve acontecer aos 7 anos de idade, quando inicia a erupção dos incisivos permanentes (dentição mista). Nesse momento, grande parte dos pais se preocupam com o tamanho aumentado e a posição mais projetada e/ou irregular dos "novos dentes" dos seus filhos, e esse é o motivo que os levam a procurar orientação de um profissional. Essa fase com características bem distintas é conhecida pela literatura como " Fase do patinho Feio".
Denomina- se Ortodontia Interceptora ou Interceptativa o tratamento realizado durante a dentição decídua, são, normalmente, intervenções de curta duração que buscam diminuir a complexidade do problema e, na maioria das vezes, prepara para uma segunda etapa de tratamento, após o estabelecimento completo da dentição permanente.


Adolescência: Os tratamentos realizados nesse período conseguem obter modificações de modo mais rápido, atingindo resultados melhores e mais estáveis. É a última e melhor oportunidade que o ortodontista tem para tratar os problemas de origem esquelética e é quando os aparelhos apresentam seus melhores resultados, utilizando o próprio potencial biológico do paciente.

Adultos: O surgimento de aparelhagens ortodônticas mais estéticas e sistemas mecânicos mais confortáveis , proporcionou menos incômodo e sofrimento a esse grupo de pessoas. o resultado é totalmente satisfatório,melhora a função e a estética.

Dúvidas Frequentes:

Conteúdo baseado em material da Sociedade Brasileira de Ortodontia- SBO.