Dra. Bruna Kelly | Cirurgiã Dentista . CRO RJ 34.542

Periodontia Consultório BK

Doenças periodontais causam sérios danos a Saúde Bucal.
Os riscos começam com o acúmulo de placa bacteriana, que pode provocar gengivite ou atingir áreas mais profundas, infectando o tecido ósseo e os ligamentos.
A inflamação periodontal pode elevar os fatores de risco para doenças do coração e também se tornar uma porta de entrada de infecções em um corpo debilitado por diabetes.
Tanto o tratamento da gengivite quanto o da periodontite requerem a motivação do paciente e técnicas corretas e adequadas de higiene bucal.
No caso da gengivite o Controle da placa realizado pelo paciente, através de uma minuciosa higiene bucal, é essencial e tem fundamental importância no sucesso do tratamento e na manutenção dos resultados.

Para tratar a periodontite, além dos cuidados citados para o tratamento da gengivite, é fundamental diagnosticar e estabilizar a doença por meio de sessões de raspagem para remoção de tártaro, preferencialmente sempre realizado por um especialista ( periodontista).
O tratamento da doença, no seu estágio inicial, consiste em raspagem subgengival da raiz do dente, removendo o principal agente causador, que é a placa bacteriana e o tártaro, aderidos ao dente. Nos estágios mais avançados da doença, há a necessidade de cirurgias, terapia fotodinâmica (laser) e por vezes, o uso de antibióticos.